segunda-feira, 7 de maio de 2012
OPINIÃO: A corrupção política e meu vômito de palavras
Por Márcio Siqueira, professor
Inspirado numa crônica de um famoso jornalista brasileiro, explano algumas considerações sobre a corrupção da nossa classe política. São vergonhosas estas crises constantes de escândalos de corrupção em torno dos agentes públicos do atraso, dessas oligarquias. É a ética da corrupção e da mentira. As dissimulações, as carinhas fingidas de inocência dos acusados, ostentando dignidade me fazem vomitar.
São ladrões de olhos em brasa, dedos em riste na defesa própria…Chegam até a intimidar! Conseguem inverter os papéis! São negativas que não irritam mais, mas nos provocam náuseas. Declamam falsas virtudes acompanhadas de “lágrimas de crocodilo”. Muitos têm empresas construídas em “sanfonas”, uma dentro da outra. Muitos têm firmas sem donos, sem endereços, sem portas, sem obras. Quase todos sugam ilegalmente o dinheiro do povo nas licitações fraudulentas, na indústria da seca, quando contratam carros-pipa em nomes de laranjas e no superfaturamento das compras de equipamentos hospitalares…
E as amizades cordiais dentro das famílias corruptas? São inúmeros os irmãos, os primos, cunhados, tios, mulheres, maridos, ex-sócios, ex-mulheres que assumem contratos de gaveta, recibos falsos, todos unidos como um bando de ali-babás, sincronizados num balé de ladroagens. E os perfis físicos? Muitos são barrigudos, pescoços grossos, bigodões severos para conferir macheza e seriedade a semblantes malandros. Outros, percebendo o estigma negativo dessas características, assumem rostos barbeados, como bunda de bebê, e sorrisos fingidos.
Mas todos acumulam as mesmas riquezas: mansões com piscinas, fazendas, lanchas, apartamentos de luxo para cada filho, carrões importados que só trafegam nas capitais, férias caras em cidades turísticas ou em Miami. Muitos, também, têm amantes e mulheres tristes e desprezadas em casa e filhos oligofrênicos ou ladrões como os pais. E o vocabulário deles quando em defesa da própria honra? Os desgraçados, quando acusados com provas cabais, chegam a nos irritar quando afirmam que são ilibados, imaculados, que sofrem infâmia de inimigos políticos, e que todas as acusações são despautérios, aleivosias…
Um deles, chegou a afirmar: “Isso é um tribunal de exceção, parecido com o de Nuremberg!” Outro, chorando, declarou: “Sou vítima e não vilão”. E a falta de memória, misturada com a cegueira e a surdez? Ninguém se lembra de nada, ninguém viu nada, ninguém ouviu nada… – “Como! Essa mulher loira ali sentada, popozuda! – Não me lembro se foi minha secretária ou não!” Nesse mundo político, a corrupção é regra e a ilegalidade a lei. A honestidade envergonha e a ética marginaliza.
“Ó meu padin pade Ciço”, nos proteja!
14 Respostas para OPINIÃO: A corrupção política e meu vômito de palavras
Cancão on 5 de maio de 2012 às 20:57 Tudo isso coube como uma luva,aqui em Serra Talhada.
Responder
on 5 de maio de 2012 às 22:47 ALI BABÁ, ALI BABÁ……….E UM MONTE DE LADDRAO
Responder
Juarez Carvalho e Silva on 5 de maio de 2012 às 23:42 Pode até não ser,mas a carapuça caiu direitinho em alguém da politica local. Eita peste agora botaram pra lascar.
Responder
kiko on 6 de maio de 2012 às 0:07 Que cabra da peste só escreveu coisas que estão acontecendo em nossas barbas. Aleluia irmão!
Responder
Silvio on 6 de maio de 2012 às 0:11 xiiiiii,Ôpa, quem foi que disse ôpa? Quanta verdade verdadeira, estamos vivenciando isso de pertinho.
Responder
Silvio on 6 de maio de 2012 às 8:22 espelharam direitinho em Serra Talhada
Responder
Ana Júlia on 6 de maio de 2012 às 9:15 Esse é gênio conhece mesmo da coisa…politica…
isso acontece no nosso muncipio,tenho vergonha de tudo isso. !!!!!!!abraço Gênio, parabéns !!!
Responder
Eugênio on 6 de maio de 2012 às 10:10 Entre o Impossível e o Possível, O Nosso Comportamento.
Já houve um tempo em que era impossível para você imaginar onde pessoas conhecidas suas poderiam chegar, hoje, é possível para você ver que o comportamento delas diante das coisas que aconteceram no dia a dia de suas vidas foi determinante para isto.
Já houve um tempo em que era impossível se falar mal em público do governo, hoje,já foi possível destituir um Presidente da República.
Já houve um tempo em que era impossível se pensar em estabilidade econômica, nele os salários perdiam seu poder de compra rapidamente,hoje, é possível se planejar melhor, pois nossa inflação anual é de apenas 6%.
Já houve um tempo em que era impossível se pagar a nossa divida externa, hoje, é possível sermos credores do FMI.
Já houve um tempo em que era impossível, para uma grande parte dos brasileiros, usufruírem do crescimento econômico, hoje, para muitos deles já é possível sentir seus efeitos positivos.
Hoje, ainda há muitas coisas impossíveis, entre elas, a certeza da punição para quem se apropria ilicitamente do dinheiro público é a que mais dificulta a nossa ascensão a condição de país desenvolvido.
Precisamos entender que a defesa da corrupção comprovada, deve ser feita apenas pelo advogado, por força do ofício, e pelos cúmplices, todas as outras pessoas devem ter um comportamento de intolerância com está prática nefasta, independente de quem a tenha praticada.
Entre o impossível e o possível, tanto para nós, quanto para Serra Talhada ou o Brasil, estará sempre a forma como nos comportamos, no dia a dia de nossas vidas, em relação as coisas que acontecem no entorno dela.Eugênio Marinho.
Responder
Cancão on 6 de maio de 2012 às 13:43 Parabéns Dr. Eugênio Marinho,é por aí.
Responder
Lula on 6 de maio de 2012 às 14:55 Estou em São Paulo e acompanho a politica de S. Talhada lendo o farol, achei o post a cima é cabível para o momento em que a prefeitura atravessa, que por sinal é pessimo. Estou lonje mas tenho o Farol como companheiro.
Responder
MARCOS ANTONIO on 6 de maio de 2012 às 15:14 TUDO ISSO TEM FUNDAMENTO, O PIOR DE TUDO É QUE DAQUI A POUCOS DIAS, VAMOS PERCEBER VARIAS PESSOAS NAS AVENIDAS COM BANDEIRA, ATRÁS DAS MIGALHAS DOS CORRUPTOS DO ERÁRIO PÚBLICO – OU COMO AS PESSOAS TEM A MENTE CURTA E PORQUE NÁO DIZER FALTA DE VERGONHA, NÃO ERA PRA IR NEM AS URNAS PARA ESCOLHER ESSES CRAPULAS, SE O POVÃO ABDICASSE DE VOTAR TALVEZ, ESSES MEDIOCRES, ESSES INCOMPETENTES E SUGADORES DA MÁQUINA PÚBLICA TOMASSEM VERGONHA NA CARA. QUANTO PEDI AJUDA A PADRE CICERO FICARIA DO MESMO JEITO POIS O MESMO FAZIA PARTE DAS OLIGARQUIAS POLITICAS DAQULE TEMPO, DE CERTO QUE NÃO RESOLVERIA. ELE TAMBÉM TEVE SUAS INFLUÊNCIAS POLITICAS, JÁ NAQUELE TEMPO, COM AS OLIGARQUIAS. MAS O TEXTO EM SI FOI 10. PARABÉNS AO PUBLICADOR, É O SENTIMENTO DE TODO POVO BRASILEIRO, INFELIZMENTE NÃO TEMOS VOZ DE IMEDIATO PARA EXPURGAR TODAS ESSAS RATAZANAS DE NOS REPRESENTAR POLITICAMENTE FALANDO.
Responder
José Carlos on 7 de maio de 2012 às 6:41 Já sei tu é crente! Ô besta, o “padin pade ciço” do texto é uma ironia.
Responder
ze carlos on 6 de maio de 2012 às 21:01 Esse problema tem em FLORES, SERRA, CALUMBI, TRIUNFO, CUSTÓDIA, CARNAÍBA,QUIXABA, AFOGADOS, CUSTÓDIA…
Responder
yasmim on 7 de maio de 2012 às 1:01 Mas o caso pior é de Serra Talhada
Responder
Deixe um Comentário
O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *
Nome *
Email *
Site
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário