terça-feira, 11 de setembro de 2018

Prova do Módulo 1__ Olá, José Luciano da Silva Oliveira! Você responderá a perguntas de múltipla escolha e 1 pergunta dissertativa (redação). - Parte objetiva: você recebe o gabarito automaticamente, assim que envia sua prova. Nota mínima: 7. - Parte subjetiva: uma redação de pelo menos 800 palavras (faça a redação antes, conte o número de palavras e depois copie e cole aqui; se você for digitar todo o texto aqui, sua conexão pode expirar e você pode perder o texto). As redações de todos os 12 módulos são corrigidas em conjunto ao final. Ao enviar sua prova, você não recebe automaticamente sua nota. Nota da redação: Suficiente ou Insuficiente. Não obtendo a nota mínima 7 na parte objetiva do conjunto das provas ou não obtendo "Suficiente" na parte subjetiva de cada redação, você será avisado para refazer a parte objetiva e/ou subjetiva do módulo específico, ao final da parte teórica (dos 12 módulos). Para garantir a autenticidade do respondedor e a absorção do conhecimento pelo aluno, provas orais de verificação poderão ser realizadas por amostragem, ao final dos 12 módulos teóricos. Ao enviar a prova deste Módulo, você deverá aguardar pelo menos 15 dias antes de enviar a prova do módulo seguinte. Isso porque o conteúdo é bem extenso e aprofundado, de modo que a qualidade do seu aprendizado ficaria comprometida ao estudá-lo em menos tempo. A parte subjetiva que você responderá abaixo é uma Redação Dissertativa, avaliada de acordo com 3 critérios: 1. Extensão: Seu texto deverá ter um título e conter um mínimo de 800 palavras (use o contador de palavras do Word, caso queira verificar a extensão). Não cumprindo a extensão mínima, seu texto será zerado. 2. Originalidade: Seu texto deverá ser original. As ideias não precisam ser novas, mas a escrita sim. Você pode se inspirar em artigos, livros e na Apostila do Módulo, mas trechos relevantes de sua Redação não poderão ser idênticos a texto já existente. Citações pontuais de obras relevantes são admitidas, desde que anotadas entre aspas e informada a fonte. Havendo cópia idêntica de frases de outros textos sem a devida citação, seu texto será zerado. 3. Qualidade do conteúdo: Seu texto deverá debater com profundidade, clareza, objetividade e de maneira organizada um tema relevante discutido durante o Módulo. A etapa prática (Supervisão, Análise e Monografia) começa após a conclusão dos 12 módulos teóricos. 1) POR QUE A PSICANÁLISE É TIDA COMO BASEADA NA HERMENÊUTICA? a) Por possuir referências teóricas baseadas em aspectos mitológicos, sobretudo da Grécia, a exemplo do termo "Complexo de Édipo". b) Por se tratar de um campo teórico que busca, além da interpretação, a premissa de criar um conhecimento restrito e que não abrange outras áreas do conhecimento, tornando-se única referência no tratamento de doenças psíquicas. c) Por apresentar um caráter investigativo e que busca a verificação dos comportamentos físicos do paciente unicamente, considerando somente suas expressões faciais, modo de sentar e/ou de se vestir. d) Por tratar a psicanálise como um campo teórico e clínico baseado na investigação e interpretação de conteúdos que vão além daquilo que se mostra nas manifestações perceptíveis, esclarecendo as significações e as formas de expressão. e) Pelo fato de manter uma relação tão forte entre teoria e prática, que pode ser considerado um sistema hermeticamente fechado. 2) A QUE SE REFERE A FALA DE FREUD (1922): "(...) LEVAMOS À CONSCIÊNCIA DO DOENTE O PSÍQUICO RECALCADO NELE"? a) Ao trabalho médico desenvolvido por médicos psiquiatras em centros de saúdes e hospitais. b) Ao trabalho de análise desenvolvido por psicanalistas dentro da clínica. c) Ao trabalho de experimentação científica desenvolvido em universidades e centros de pesquisas. d) Ao trabalho analítico realizado por psicólogos dentro da linha cognitivo-comportamental. e) Ao trabalho terapêutico desenvolvido por psicanalistas por meio de florais e práticas de massagem e relaxamento. 3) NO ARTIGO "QUE TIPO DE CIÊNCIA É, AFINAL, A PSICANÁLISE", O AUTOR EXPLICA QUE FREUD TEORIZA O CAMPO PSICANALÍTICO EM DOIS NÍVEIS, EXPLICANDO QUE, EM UM DELES, HÁ UMA IDEIA DE GENERALIDADE. ESSE ENTENDIMENTO OCORRE PORQUE: a) descreve-se o inconsciente e suas implicações dentro do aparelho psíquico: os conflitos e angústias provenientes das pulsões e seus destinos na sua relação com a satisfação (ou não) do desejo. b) há a preocupação, dentro da ideia da metafísica dos objetos, em descrever detalhadamente as motivações de cada angústia, na tentativa de criar um referencial generalista pra o tratamento dessas patologias. c) existe certa crítica ao tratamento analítico frente às outras linhas terapêuticas, sobretudo à cognitiva. d) as pulsões dentro da teoria freudiana, pouco tem a ver com o desejo do indivíduo, que, quando reprimidos podem levar às psicoses mais graves. e) cria um campo metapsicológico, portanto geral, para o desenvolvimento de técnicas clínicas e medicamentos sofisticados para o tratamento de doenças psíquicas. 4) DE QUE MANEIRA FREUD TEM CONTATO COM A HIPNOSE E QUE NOME RECEBE ESSA TÉCNICA DENTRO DA CLÍNICA? a) Freud cria um centro médico em Paris, onde recebe Charcot que lhe ensina sobre a hipnose em um congresso, atribuindo-se à técnica o nome de hipnoterapia parisiense. b) Freud se depara em sua clínica médica com pacientes ditos com "problemas nervosos" e, então, cria um método experimental na Universidade de Viena que fica conhecido como sugestão hipnótica. c) Freud faz um estágio com um renomado médico francês que utiliza da hipnose para o tratamento de pacientes que demonstram anormalidades no funcionamento do sistema nervoso, e, então, utiliza as técnicas em sua volta à Viena que fica conhecido como sugestão hipnótica. d) Freud se reúne com Charcot e Breuer em Paris, no primeiro Congresso Internacional de Psicanálise Clínica para desenvolverem uma técnica que iria propor um tratamento único, jamais visto, e que contaria com a hipnose como principal aparato. Essa técnica fica conhecida como hipnose freudiana. e) Freud vai à Paris ao encontro de Charcot, seu aluno mais dedicado, o qual permite e se submete ao tratamento experimental de hipnose desenvolvido por Freud, e que fica conhecido como sugestão hiperhipnótica. 5) EM QUAIS PREMISSAS ESTÃO BASEADAS A TÉCNICA DE ASSOCIAÇÃO LIVRE? a) Na ideia da relação analista-paciente que, juntos, associam-se livremente para o bom andamento da análise. b) No fato do paciente sentir-se livre para se expressar, porém deve manter-se associado ao direcionamento da terapia feito pelo analista. c) Na premissa de que o paciente pode trazer seus conteúdos sem qualquer receio ou julgamento, cabendo ao analista o trabalho de investigar e analisar essas ideais trazidas pela fala do paciente. d) Na ideia da livre associação do paciente, de suas ideias e pensamentos, que deve transmitir ao analista todos os conteúdos de forma a já elaborar as ideias inconscientes sem que haja intervenção alguma do analista. e) Na premissa de que o analista é livre para associar-se ao paciente ou não, caracterizando o par analítico analista-paciente. 6) QUAL IDEIA ESTÁ POR TRÁS DA FAMOSA FRASE FREUDIANA: " O EU NÃO É MAIS SENHOR NEM EM SUA PRÓPRIA CASA"? a) No contexto social do início do século XX, as mulheres vinham ganhando um importante espaço na sociedade, cabendo a elas a função de administrar e prover os cuidados da casa. b) Em função da teoria de Darwin, o criacionismo passa a ser contestado, sendo que o Senhor Deus não é mais a principal figura social. c) Ao inconsciente, e sua descoberta científica, sendo possível atribuir às questões relativas ao inconsciente toda a criação do universo, sendo assim, o homem não seria responsável pela dinâmica do planeta. d) Ao inconsciente, visto que essa descoberta freudiana permite o entendimento de uma estrutura psíquica que é composta por diferentes instâncias, sendo uma delas, responsável por manter importantes conteúdos simbólicos que não estão acessíveis ao nível consciente. e) Ao consciente, e ao entendimento de que, para a estrutura psíquica, o inconsciente de nada serve de nada às funções do homem, visto que serve como um reservatório de lembranças angustiantes. 7) CONSIDERANDO A PRIMEIRA TÓPICA FREUDIANA SOBRE O APARELHO PSÍQUICO, QUAIS SERIAM OS PONTOS RELEVANTES QUE EXPLICARIAM A DINÂMICA DESSE FUNCIONAMENTO? a) Econômico, tópico e dinâmico, respectivamente, em função da quantidade de energia movimentada; em instâncias diferenciadas quanto à natureza e funcionamento; e devido à transmissão de forças e afetos dentro do sistema. b) Econômico, tópico e dinâmico, respectivamente, em função do sistema econômico vigente em Viena no século XX; na topicalização do aparelho psíquico em fases oral, anal, fálica, latência e genital; e em virtude do dinamismo feito pela contribuição de outros autores contemporâneos a Freud. c) Fonte, magnitude, finalidade e objeto, respectivamente, quanto à natureza; o tamanho da força de descarga; o objetivo da descarga; e o objeto da infância mais utilizado pelo indivíduo. d) Fonte, magnitude, finalidade e objeto, respectivamente, quanto à origem do trauma; o tamanho da força de descarga; as motivações pelas quais o indivíduo age; e o objeto utilizado para atacar o outro, descarregando a energia pulsional. e) Econômico, tópico e dinâmico, respectivamente, quanto ao valor que se dá à descarga; por apresentar níveis diferentes de angústias, como em tópicos; e por tratar de um dinamismo tal qual a associação livre. 8) QUAIS POSIÇÕES MELANIE KLEIN SUGERE NO TOCANTE AO DESENVOLVIMENTO DO APARELHO PSÍQUICO, CONSIDERANDO AS FASES DE DESENVOLVIMENTO PSICOSSEXUAL DE FREUD? a) Posição autista e depressiva. b) Posição esquizoparanóide e depressiva. c) Posição esquizoparanóide e repressiva. d) Posição de culpa e reparação. e) Posição esquizodepressiva e paranóide. 9) QUEM CUNHA O CONCEITO "MÃE SUFICIENTEMENTE BOA" E QUAIS AS IMPLICAÇÕES DESSA IDEIA? a) Sigmund Freud, por sugerir a ideia de que toda histérica não teve uma mãe que tenha sido boa o suficiente para que ajudassem a superar as angústias provenientes do Complexo de Édipo. b) Melanie Klein, por indicar e demonstrar como uma mãe deve ser, incorporando ideias trazidas por Abraham e Ferenczi. c) Carl Jung, por ter sido órfão e não ter tido uma mãe presente, sobretudo em sua adolescência. d) Jacques Lacan, pelo fato de a mãe ser um significante que é capaz de promover à formação do inconsciente da criança. e) Donald Winnicott, pelo fato de entender que a mãe deve ser boa o suficiente, para prover àquilo que o bebê precisa ao seu tempo. 10) SEGUNDO ZIMERMAN A PSICANÁLISE, HISTÓRICAMENTE, SEGUE TRÊS CATEGORIAS, QUAIS SÃO ELAS? a) Ortodoxa, clássica e cristã. b) Antagônica, clássica e ortodoxa. c) Ortodoxa, anglo-saxônica e clássica. d) Ortodoxa, clássica e contemporânea. e) Clássica, moderna e contemporânea. Confirme seu nome completo: José Luciano da Silva Oliveira Confirme seu e-mail cadastrado: joselucianodasilvaoliveira4@gmail.com Questão 1: Questão 2: Questão 3: Questão 4: Questão 5: Questão 6: Questão 7: Questão 8: Questão 9: Questão 10: Título da Redação (use até 13 palavras) Sua Redação (de 800 a 1.200 palavras) Orientações e Termos de Uso Receba todos os nossos e-mails Cadastre "contato@psicanaliseclinica.com" e "academico@psicanaliseclinica.com" como e-mails em sua lista de contato. Você faz isso no seu Outlook ou no seu programa de webmail (Gmail, Hotmail, Yahoo etc.), em um item denominado "Contato", "Lista de contatos" ou similar. Sem este procedimento, nossas mensagens futuras (especialmente aquelas que contenham links) podem ser interpretadas pelo seu e-mail como sendo "spam", e você não vai receber corretamente nossas mensagens. Outra medida importante: vá até sua caixa de "spam" ou lixo eletrônico e procure se há alguma mensagem anterior nossa lá. Se encontrar, diga ao seu e-mail "Não é spam", ou mova a mensagem para sua Caixa de Entrada ou Principal. ----------- O Instituto Brasileiro de Psicanálise Clínica disponibiliza o conteúdo deste Curso de Formação em Psicanálise Clínica para uso pessoal e intransferível em favor do aluno matriculado. Parte teórica Para concluir a parte teórica, o aluno deverá ler a ÍNTEGRA de cada Apostila e, ao final de cada módulo, realizar uma Prova. São 12 Apostilas e 12 Provas, com recomendação de estudo de um módulo por mês (uma apostila por mês). Cada módulo tem uma prova. Cada prova mescla perguntas de múltipla escolha e questão dissertativa. A pergunta dissertativa é uma redação que o aluno faz ao fim de cada módulo (entre 800 e 1.200 palavras), sobre qualquer tema do respectivo módulo. O seu acesso expira depois de 30 minutos na mesma página; então, recomendamos que você crie primeiro sua redação no Word, verifique a quantidade de palavras e, só depois, copie e cole sua redação no formulário da prova. A redação ao fim de cada módulo será reprovada (com nota zero) se: (1) não for integralmente original (trechos de outras obras são admitidos, desde que pontuais e com menção à fonte); (2) não respeitar a extensão mínima (de 800 palavras cada redação), ou (3) não tiver profundidade e qualidade explanativa na abordagem de pelo menos um tópico abordado no respectivo módulo. As redações da parte teórica não recebem nota numérica, apenas Suficiente ou Insuficiente. As redações são corrigidas ao final dos 12 módulos, enquanto que o gabarito da parte objetiva o aluno recebe imediatamente após cada prova. Notas mínimas: - média 7 no conjunto de TODAS as perguntas de múltipla escolha (objetivas) de todos os 12 módulos e - nota SUFICIENTE em todas as as 12 redações (uma por módulo). Não alcançando nota 7 no conjunto das 12 provas, a coordenação do curso enviará ao aluno uma Prova de Recuperação (ao final dos 12 módulos). Havendo Insuficiente em alguma das redações, o aluno será orientado a refazer aquela redação. O aluno poderá antecipar (por exemplo, 6 meses) ou prorrogar (para até 24 meses) a conclusão da parte teórica do Curso, sem pagamentos adicionais. Após a conclusão do Curso ou na constatação de ausência de acesso às aulas após o 24º mês, a inscrição será definitivamente trancada. O aluno não precisa iniciar as aulas imediatamente após a matrícula, desde que respeite o prazo máximo de 24 meses para concluir a parte teórica ou 36 meses para concluir teoria mais prática. Parte prática Na conclusão bem sucedida da parte teórica (12 Módulos), o aluno iniciará a parte prática (Supervisão, Análise e Monografia), que começa todo mês de janeiro e julho de cada ano, sem pagamentos adicionais. Esta parte do material só ficará visível ao aluno após a conclusão dos 12 módulos teóricos. O aluno deverá iniciar o módulo prático no mês de janeiro ou julho subsequente ao da conclusão da etapa teórica, podendo adiar este módulo em até um semestre depois de concluídos os 12 módulos teóricos, respeitado o limite máximo de 36 meses para conclusão integral do curso (teoria + prática), contados da data de matrícula. A Etapa prática ocorre num único semestre (janeiro a junho ou julho a dezembro) e contempla Supervisão (1 semestre de encontros quinzenais on-line em período noturno de dia da semana pré-fixado, por vídeo, hangout ou vídeo conferência), Análise (8 sessões individuais e em grupo via Skype ou sistema similar, em horário combinado com os alunos) e Monografia (trabalho escrito em no mínimo 15 páginas, com instruções on-line ministradas pelo Curso). A Supervisão apresenta estudos práticos de caso para debate em grupo. Esses estudos são trazidos pelos alunos ou pelo professor psicanalista que estiver coordenando o curso. Não se exige, nesta etapa, que o aluno esteja atuando em clínica. O acesso à etapa prática só ocorre após o aluno ter concluído a primeira (teórica). Se o aluno iniciar a etapa prática e ficar reprovado ou desistente durante qualquer parte desta etapa (Supervisão, Análise e Monografia), poderá se reinscrever sem custos necessariamente na turma que se inicia no semestre subsequente ao da reprovação ou desistência. Outras informações Todas as atividades são on-line e estão inclusas no valor do investimento do aluno, sem necessidade de pagamentos adicionais, desde que respeitados os prazos descritos nestes Termos. O certificado de conclusão no Curso de Formação em Psicanálise Clínica não informará se tratar de curso on-line e será enviado por Correio sem custos extras ao aluno, no prazo de 30 dias após a conclusão bem-sucedida de todas as etapas da Formação (teoria + prática). Os livros, artigos e vídeos são materiais complementares usados como referências bibliográficas para as apostilas do Curso. Não são exigidos para as provas, a menos que isso seja informado no material. Recomenda-se o uso do material complementar caso restem dúvidas nas apostilas, ou caso o aluno queira se aprofundar nas matérias. Os livros em PDF estão disponíveis apenas para fins promocionais, para que o aluno conheça seu teor e habitue-se com nomes dos autores da área. São vedados o uso e a comercialização. Caso o aluno se interesse pelos livros, recomenda-se que os adquira em versão impressa ou digital, em livraria oficial. O material complementar é importante para o desenvolvimento do aluno, razão para recomendarmos que o aluno crie um Plano de Aprimoramento, em que, mensalmente, deverá ler ao menos um desses livros indicados. Das finalidades do Curso O Curso é recomendado a alunos que desejam um ou mais dos seguintes objetivos abaixo listados: 1. Aprimorar o Autoconhecimento: “a tarefa mais importante de uma existência é compreender a própria mente”. Se há algo em relação ao qual as pessoas não deveriam medir esforços (investimento de tempo e dinheiro) seria nessa tarefa, mais do que em qualquer outra. 2. Melhorar Relacionamento interpessoal: a Psicanálise nos ajuda a compreender melhor os comportamentos, sentimentos e emoções das outras pessoas. 3. Auxiliar outras pessoas: muitos de nossos alunos já são líderes ou conselheiros (ainda que informais), em suas famílias, empresas, comunidades, igrejas etc., ou atuando como coaching, terapeutas e orientadores de diversas naturezas. A Psicanálise é um aperfeiçoamento para ajudar as outras pessoas. 4. Agregar na profissão atual: a Psicanálise pode se integrar como conhecimento adicional para enriquecer qualquer profissão, especialmente as que lidam com pessoas. Por exemplo, um advogado, um médico, um pastor, um professor, um terapeuta ou um coaching podem associar conhecimentos da Psicanálise à sua área atual de trabalho, enriquecendo-a, mesmo que, naquele momento, não estejam atuando especificamente como Psicanalistas. 5. Clinicar: seguindo as orientações deste Curso, é possível se formar para atuar especificamente com Psicanálise, atendendo em consultório próprio ou compartilhado, de maneira remunerada e/ou voluntariamente. Da inscrição ao IBPC Após concluída a Formação, o IBPC poderá oferecer ao aluno concluinte a inscrição isenta de primeira anuidade, como membro desta sociedade psicanalítica, o que será relevante ao aluno para fins de aprimoramento, network, supervisão e para dar mais segurança à atuação. Nesse sentido, serão oferecidos encontros quinzenais on-line com duas horas de duração, em grupo, para que os concluintes (junto com alunos ainda em curso) tragam casos que estejam atendendo para ter a supervisão do psicanalista do IBPC. O IBPC admite entre alunos deste Curso de Formação alunos de qualquer nível de escolaridade. Entretanto, para ser membro do IBPC após formado, requer-se a documentação: (1) CPF/RG, (2) Comprovante de residência, (3) Atestado de Antecedentes Criminais emitido pelo departamento de polícia do estado de domicílio do aluno, (4) termo de responsabilidade em que o aluno se declara apto e interessado em atuar (a ser fornecido pelo IBPC) e (5) diploma e histórico escolar de ensino superior em qualquer área (ou declaração da instituição de que está cursando). A convenção internacional no meio psicanalítico recomenda que os profissionais que decidam clinicar como psicanalistas respeitem os seguintes critérios sejam/tenham: (1) concluído curso de formação na área, que respeite o tripé Teoria, Supervisão e Análise (como este nosso C.F.); (2) diploma superior em qualquer área (algumas instituições, como o IBPC, admitem que o aluno esteja cursando o ensino superior; outras podem aceitar profissionais apenas com ensino médio); (3) participem de instituto, sociedade ou sindicato que congregue psicanalistas como forma de network e aperfeiçoamento; (4) permaneça como analisando de outro psicanalista (esta é uma forma de autoconhecimento e aperfeiçoamento da clínica); (5) sinta-se apto e interessado a clinicar (isto porque, para Freud e seus sucessores, é o profissional quem deve saber, responsavelmente, o momento de iniciar a prática profissional, contemplados os demais requisitos); (6) não pratique atividades exclusivas de psicólogos (como aplicar testes psicológicos e usar outras linhas de abordagem fora da psicanálise) ou de médicos (prescrever medicamentos). Seguindo as orientações no decorrer de nosso Curso, o aluno concluinte terá uma atuação qualificada e segura na área psicanalítica. Desejamos a você todo o sucesso na sua jornada! A Contém Valor cuida da nossa Contabilidade On-Line, Gestão Administrativa e Estratégia Web.

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