sexta-feira, 22 de junho de 2012

DENÚNCIA: Agricultores consomem água contaminada por ausência de carro-pipa

Por Giovanni Sá As propagandas e investimentos realizados até agora contra os efeitos da seca pelos governos federal, estadual e municipal não foram suficientes para impedir o sofrimento de dezenas de famíias que sofrem com a falta de água na zona rural de Serra Talhada. Sem alternativas de abastecimento, homens, mulheres e crianças estão tendo que beber água insalube da Barragem de Serrinha, imprópria para o consumo humano devido a presença comprovada de coliformes fecais. As águas de Serrinha recebem esgotamento sanitário de vários municípios do Pajeú. “Estamos pegando a água bruta da barragem, fervendo e botando cloro. Mas sabemos que não é água boa para beber. Não temos alternativas, pois não existem mais cacimbas e nem mais carro-pipa abastece a comunidade”, denuncia a agricultora Roziane da Silva. Com dois filhos, Roziane sofre todos os dias. Ela percorre quilômetros para coletar a água suja da barragem. “Não tenho alternativa. Ou bebo dela ou do morro de sede com meus filhos”. O FAROL conversou com o coordenador da Defesa Civil, Patricio Ferraz, que disse que até a próxima semana o abastecimento estará regularizado. “A obrigação de abastecer áreas de assentamentos, como no caso de Serrinha, é de obrigação do estado através do IPA. Vamos contactar o órgão para acelerar o abastecimento destas famílias”, declarou. Notícias relacionadas: 1.CHICO PREÁ assalta carro pipa para dividir água com a população 2.SECA: Compesa avalia água de carros-pipa e alerta para doenças 3.SECA: IPA permite que pipas retirem água de açude por 1 semana 4.ÁGUA: Carlos Evandro quer dobrar carros-pipa em ST e se reúne com Exército 5.NO PAJEÚ: Eduardo diz que GPS em carro-pipa será modelo para o País Deixe um Comentário O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados * Nome * Email *

Um comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...